terça-feira, 30 de novembro de 2010

CÉLULAS-TRONCO CURAM LEUCEMIA EM MENINA DE NOVE ANOS




Pela primeira vez na história, médicos alemães afirmam ter curado completamente uma paciente com leucemia linfoblástica, por meio de transplante de células-tronco do próprio cordão umbilical dela, que hoje tem 9 anos. A informação foi divulgada na quinta-feira pelo banco de cordões umbilicais alemães Vita 34.
Segundo a empresa, a doença foi diagnosticada quando a menina alemã tinha três anos. Após receber tratamento de quimioterapia, comprovou-se que sua única possibilidade de sobrevivência era por meio do transplante. A esperança de vida da paciente se reduziria para três meses sem um tratamento de células-tronco, explica em comunicado o médico Eberhard Lampeter, diretor do Vita 34. Ele também comentou que as células cancerígenas já haviam alcançado o cérebro da paciente.
Assim que a criança nasceu, seus pais decidiram conservar seu cordão umbilical, do qual foram extraídas as células-tronco necessárias para o transplante. Segundo o Vita 34, a família é uma das 75.000 que usam seus serviços atualmente. Lampeter destacou ainda que 15 crianças, entre elas seis com danos cerebrais, já foram tratadas até agora com células-tronco de seus próprios cordões umbilicais. A empresa centraliza seus estudos no envelhecimento, multiplicação e reprogramação das células-tronco, assim como no desenvolvimento de novos tratamentos para tratar o diabetes de tipo 1, danos cerebrais e doenças cardíacas.

Revista Veja
29/11/2010
 
Luana Taynara Souza Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário