domingo, 5 de dezembro de 2010

TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM




TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM

Os dias atuais caracterizam-se por profundas e constantes mudanças modernização, o avanço tecnológico e a valorização da ciência em detrimento do homem e de seus valores. Cada vez mais é crescente a inovação tecnológica colocando à disposição dos profissionais e usuários em prol da necessidade de melhorar a qualidade dos atendimentos em todos os setores profissionais.

A introdução da informática e do aparecimento de aparelhos modernos e sofisticados trouxeram muitos benefícios e rapidez na luta contra as doenças. Essa tecnologia moderna, criada pelo homem a serviço do homem, tem contribuído em larga escala para a solução de problemas antes insolúveis e que pode reverter em melhores condições de vida e saúde para o paciente.

Segundo (MEHRY et al, 1997)a concepção do termo tecnologia tem sido utilizada de forma enfática, incisiva e determinante, porém equivocada na nossa prática diária, uma vez que tem sido concebida, corriqueiramente, somente como um produto ou equipamento. A temática tecnologia não deve ser tratada através de uma concepção reducionista ou simplista, associada somente à máquinas. Entendemos que a tecnologia compreende certos saberes constituídos para a geração e utilização de produtos e para organizar as relações humanas. Para (Sousa 2010) a utilização do termo tecnologia no processo de trabalho do enfermeiro mostrou que a discussão das tecnologias tem apresentado um caráter multifacetado, resumido apenas em equipamentos.

Portanto, a tecnologia em enfermagem apontou que as mudanças nas demandas de cuidado em saúde requerem do enfermeiro o conhecimento mínimo de informática, no intuito de aplicá-lo para tomada de decisão, elevando a qualidade dos resultados do paciente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário