FRAG,Isabela . Ouvido biônico.(Ciência Hoje).São Paulo:CH, Julho2010.(p51)
Amaranta Évelyn
Nos anos 90, a única opção para melhorar a situção de pessoas com perda auditiva profuda e severa era a ultilização de aparelhos auditivos; porém em muitos casos como a perda total da audição isso não era possivel pois os aparelhos não fucionavam. Em 1990 foi feita a primeira cirurgia de implante coclear multicanal. Desde então as cirurgias foram feitas em vários hospitais beneficiando vários surdos, nos Paises à fora inclusiver no Brasil, os serviços de otorrinaloringologia ainda estavam numa fase inicial mas, com o decorrer dos anos foram feitas aperfeiçoações e na universidade de São Paulo é um dos centros que se realizam essas implantações do chamado ate então "OUVIDO BIÔNICO" inicialmente eram feitas por apenas adultos hoje em dia ela é realizada em cerca de 2 mil pessoas por ano, com o desenvolvimento tecnologicos em bebês também.
O ouvido biônico fuiciona da seguinte maneira, "o implante coclear tem uma composição padão: um dispositivo interno e externo. Este é formado por um microfone, um chip e uma antena. O chip processa o sinal eletrico captado pelo microfone. A antena, em seguida transmite por radiofrequência esse sinal para a antena interna. Esta passa o sinal para chip interno, que codifica para estimular diretamente os nervos dentro do ouvido interno. Estimulando esses nervos disparam sinais para a o córtese cerebral e a audição é processada."(p.51)
O Implante possibilita uma melhora significativa na percepção de sons de fala e de sons, permitindo o desenvolvimento das habilidades de audição e linguagem para as crianças que não possuem um aproveitamento satisfatório do uso dos aparelhos de amplificação. Esse impalnte trouxe beneficios para crianças e adultos e hoje em dia são mais de 200.000 usuarias é um enorme avanço para medicina nos dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário